13/08/2019

RN: 357 QUILOS DE LAGOSTAS ILEGAIS SÃO APREENDIDOS PELO IBAMA E PRF

Operação apreende 357 quilos de lagostas pescadas ilegalmente no RN

Lagostas pescadas ilegalmente foram apreendidas durante operação nesta segunda-feira (12) em Baía Formosa, no litoral potiguar — Foto: PRF/DivulgaçãoUma operação apreendeu 357 quilos de lagostas pescadas de maneira ilegal em Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (12). A ação foi do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceira com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O responsável pela empresa que realizava a compra das lagostas foi preso. Além dos pescados, foram apreendidas 89 redes caçoeiras, cada uma com aproximadamente 80 metros de comprimento. De acordo com as corporações, as caçoeiras são redes de nylon e o seu uso para a pesca de lagosta é proibido.

Operação do Ibama e da PRF encontrou lagostas comercializadas de forma ilegal no RN — Foto: PRF/Divulgação
Além da prisão e das apreensões, o Ibama aplicou uma multa de R$ 83,4 mil à empresa que estava comercializando a lagosta sem licença ambiental.

Segundo os órgãos, a lei de crimes ambientais aponta que os transgressores ficam sujeitos a uma pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O homem foi encaminhado com os equipamentos de pesca e as lagostas à Superintendência da Polícia Federal em Natal.

Nenhum comentário: