14/08/2019

PT VOLTA A SER MAIOR PARTIDO NA CÂMARA COM EXPULSÃO DE FROTA DO PSL

Com expulsão de Frota, PT volta a ser maior bancada da Câmara

Rafaela Felicciano/MetrópolesA expulsão do deputado Alexandre Frota mudou a configuração da Câmara dos Deputados. A saída do parlamentar do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, alterou a ordem das bancadas. Agora, o PT volta a ter o maior número de integrantes da Casa.

Tanto o PT como o PSL possuíam 54 deputados nas composições. A sigla do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um deputado a mais. Na terceira posição aparece o PL, com 39 deputados.

Frota foi expulso do PSL nesta terça-feira (13/08/2019), após reunião do diretório do partido. De aliado, ele passou a crítico do governo e de Bolsonaro, ex-correligionário. Coube a uma comissão da Executiva nacional da sigla limar Frota. A decisão foi unânime: nove votos.

O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), explicou nesta terça as razões que levaram a agremiação política a desfiliar o deputado Alexandre Frota (SP). De acordo com ele, o “desalinhamento” do ex-ator ficou insustentável. “Não concordamos com o comportamento dele”, pontuou Bivar.

Antes mesmo de Frota se abster na votação do segundo turno da reforma da Previdência, o que acentuou a crise entre o PSL e o deputado, um procedimento interno já avaliava a conduta do parlamentar.

“Tem que, no mínimo, respeitar a hierarquia do partido e o sentimento de unicidade que todo partido procurar ter. Dentro do desalinhamento, que não foi nem uma nem duas vezes, decidimos pela desfiliação”, destacou Bivar.

O congressista optou por não se alinhar automaticamente a todas as decisões de Bolsonaro e, ao se dizer “decepcionado” com a atuação do correligionário nos primeiros meses, entrou na mira dos bolsonaristas mais ferrenhos no PSL.

Ele criticou, por exemplo, a nomeação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, para a Embaixada do Brasil em Washington.

Nenhum comentário: