12/08/2019

VENEZUELA: MADURO QUER DISSOLVER PARLAMENTO NESTA SEGUNDA (12) - DIZ GUAIDÓ

Guaidó denuncia que Maduro quer dissolver Parlamento nesta segunda-feira (12)


Guaidó diz que Maduro irá 'convocar eleições ilegalmente'O chefe do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino do país por mais de 50 governos, denunciou neste domingo (11) que Nicolás Maduro pretende dissolver o Legislativo amanhã.

"Nesta segunda, eles (o chavismo) pretendem dissolver o parlamento, convocar ilegalmente eleições parlamentares e, inclusive, também perseguir maciçamente deputados", disse Guaidó em vídeo divulgado pelas redes sociais.

Guaidó afirmou que a Assembleia Nacional Constituinte, integrada apenas por governistas e não reconhecida por vários países, convocou para amanhã, de forma "quase irregular", uma sessão extraordinária para aprovar a medida.

"É a nova loucura da ditadura", afirmou Guaidó em vídeo.

O líder da oposição disse que já entrou em contato com outros governos que o apoiam, entre eles o dos Estados Unidos, e preparará uma "ofensiva política" contra Maduro.

Além disso, Guaidó ressaltou que qualquer tentativa de perseguição contra os líderes da oposição não diminuirá a pressão sobre Maduro, que os críticos do chavismo querem tirar do poder para implementar um governo de transição e convocar "eleições livres".

No vídeo, Guaidó também criticou a tentativa do chavismo de tentar convencer a população que o bloqueio sobre os bens estatais da Venezuela sob jurisdição dos EUA, anunciado na última semana por Donald Trump, é o motivo da crise econômica enfrentada pelo país.

"Isso é uma sanção contra Maduro por corrupção", ressaltou Guaidó.

O líder chavista alertou nesta semana que punirá com severidade os "traidores" que apoiarem as novas sanções econômicas dos Estados Unidos contra a Venezuela.

A advertência foi reforçada pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), controlado pelo chavismo, que reiterou as ameaças feitas pelo presidente do país.

Ontem, em um protesto contra o bloqueio imposto por Trump, Maduro chamou Guaidó de "verme desprezível" e de "traidor da pátria".

EFE

Nenhum comentário: