05/07/2019

TRABALHO INFANTIL: BOLSONARO É REBATIDO POR ESPECIALISTAS

Depois de afirmar que trabalho infantil “não atrapalha a vida de ninguém”, Bolsonaro é rebatido por especialistas

Bolsonaro (Foto: Agência Brasil/Carolina Antunes)O presidente Jair Bolsonaro usou uma história pessoal de sua infância para argumentar que o trabalho não prejudica as crianças durante uma live no Facebook nesta quinta (5). No vídeo, ele rememorou o período de dois anos em que morou em uma fazenda em Eldorado Paulista (SP), onde o pai trabalhava, segundo o presidente, como “administrador” e “peão”.

No vídeo, Bolsonaro diz: “Posso confessar agora, se bem que naquele tempo não era crime”. E continua: “Lembro perfeitamente que uma das coisas que se plantava lá, além de banana, era milho. E naquele tempo para você cortar o milho, você não tinha que chegar lá na plantação e pegar a espiga. Tinha que quebrar o milho. Você botava o saco de estopa no braço e eu com nove, dez anos de idade, quebrava milho na plantação e quatro, cinco dias depois, com sol, você ia colher o milho”.

Em entrevista à Crescer concedida em março de 2015, Renato Antonio Bolsonaro, irmão de Jair, demonstrou ter uma lembrança diferente da infância. Na época, Renato afirmou que o então deputado e o pai nem sempre se deram bem, mas que nem ele nem os irmãos haviam trabalhado quando criança . “Meu pai tinha o estilão dele, boêmio”, disse. “Mas nunca deixou um filho trabalhar, porque achava que filho tinha que estudar”.

Ainda na live, Bolsonaro disse: “Não fui prejudicado em nada. Quando algum moleque de nove, dez anos, vai trabalhar em algum lugar, está cheio de gente falando que é trabalho escravo, não sei o quê, trabalho infantil... Agora quando está fumando um paralelepípedo de crack, ninguém fala nada. Então o trabalho não atrapalha a vida de ninguém. Fique tranquilo que não vou apresentar aqui nenhum projeto para descriminalizar o trabalho infantil porque eu seria massacrado. Mas quero dizer que eu, meu irmão mais velho, uma irmã minha também, um pouco mais nova, com essa idade, oito, nove, dez, doze anos, trabalhávamos na fazenda. Trabalho duro”.

REPERCUSSÃO ENTRE ESPECIALISTAS

No Twitter, a conta “Bom Trabalho pra Você”, uma campanha do Ministério Público do Trabalho, compartilhou nesta sexta (5) uma série de postagens apontando os prejuízos que o trabalho infantil traz ao desenvolvimento das crianças. “Lugar de criança é na escola! O #TrabalhoInfantil, proibido pela legislação brasileira, prejudica o desenvolvimento psicológico e físico da criança”, lê-se em um dos posts. O órgão afirma também que crianças que trabalham “estão mais vulneráveis à evasão escolar, exploração sexual e desenvolvimento de transtornos de saúde mental, além de impactos físicos como distúrbios de sono, problemas respiratórios e alergias. O #TrabalhoInfantil expõe a criança ao risco de acidentes de trabalho, que podem levar à mutilação ou até ao óbito!”.

Em entrevista à Crescer, nossa colunista Patrícia Camargo afirma que o tempo ocioso e o brincar livre são essenciais para o desenvolvimento infantil. “É através da brincadeira que a criança vai atingir todo seu potencial cognitivo (fala, raciocínio, capacidade de compreensão...), motor (de forma natural, sem ser forçada) e socio-emocional (comunicação, relacionamento positivos). O ritmo e complexidade da brincadeira são ditados pela própria criança, respeitando seu tempo, e há um espaço imenso para que elas explorem e testem os limites. Tudo isso é importantíssimo para o desenvolvimento e não acontece em um ambiente de trabalho”, explica.

De acordo com dados do IBGE de 2016, 190 mil crianças entre 5 e 13 anos de idade trabalham no Brasil, apesar da legislação proibir qualquer atividade do tipo para crianças nessa faixa etária. Muitas dessas crianças exercem trabalhos não remunerados. Em 2016, a renda média de crianças entre 5 e 13 anos foi de R$141 por mês para meninos e R$112 para meninas.

Nesta sexta (5), o presidente voltou a comentar o assunto no Twitter: "A esquerda está me atacando por defender que nossos filhos sejam educados para desenvolver a cultura do trabalho desde cedo. Se eu estivesse defendendo sexualização e uso de drogas, estariam me idolatrando. Essa é a verdade! Não devemos confundir o incentivo ao trabalho e à disciplina com exploração, abuso e abandono da escola. São coisas completamente distintas e todos sabemos disso".

revistacrescer

Nenhum comentário: