14/05/2019

FUTEBOL: COMITÊ PEDE BANIMENTO DO MANCHESTER CITY POR UM ANO

Comitê que investiga City na Uefa deve sugerir banimento da Champions por um ano, diz jornal

Técnico Pep Guardiola, em entrevista coletiva de uma partida da Liga dos Campeões: sonho de conquistar Europa pode ser postergado — Foto: EFE/Alejandro GarcíaO jornal “New York Times” publicou, nesta segunda-feira, uma notícia que pode abalar o bicampeão inglês Manchester City. De acordo com o veículo norte-americano, o comitê que investiga o clube por possíveis violações às regras do Fair Play Financeiro deve sugerir à Uefa a suspensão de pelo menos um ano das competições da entidade. Não há certeza sobre se a punição seria na próxima temporada ou em 2020/21.


Segundo a publicação, a investigação acontece há quatro meses e envolve autoridades da Uefa e da FA, Associação de Futebol da Inglaterra. A principal violação cometida pelo clube seria a apresentação de falsas informações sobre contratos de patrocínios, que caracterizariam conduta de má-fé. Os documentos usados pelos órgãos reguladores seriam os mesmos vazados pelo Football Leaks no final do ano passado.


A reportagem, assinada pelo jornalista Tariq Panja, diz que houve uma reunião há duas semanas em Nyon, na Suíça, sede da Uefa, para finalizar o relatório que recomendará a punição ao time de Pep Guardiola. O líder da investigação é Yves Leterme, ex-primeiro ministro da Bélgica e atual chefe da Câmara de Controle Investigatório de Clubes da entidade máxima do futebol europeu.

Com o início de fases qualificatórias da Liga dos Campeões da próxima temporada já em junho, é provável que uma possível punição aconteça apenas para 2020/21, para que o Manchester City tenha tempo hábil para recorrer à Corte Arbitral do Esporte (Cas-Tas).

Em março, quando a Uefa anunciou que havia aberto uma investigação formal contra o clube, a diretoria do Manchester City se defendeu e disse que os documentos divulgados pelo Football Leaks se tratavam de “pirataria ilegal”.

– O Manchester City recebe a abertura de uma investigação formal da Uefa como uma oportunidade para clarear as especulações resultantes da pirataria ilegal e da publicação fora do contexto de emails do clube. A acusação de irregularidades financeiras é totalmente falsa. As contas publicadas do clube estão completas – alegou o clube.

GE

Nenhum comentário: