20/04/2019

PERU: JUSTIÇA PRENDE EX-PRESIDENTE KUCZYNSKI PELO CASO ODEBRECHT

Juiz ordena prisão preventiva para ex-presidente peruano Kuczynski pelo caso Odebrecht

O ex-presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, durante audiência em tribunal em Lima, no dia 16 de abril — Foto: Reuters/Guadalupe PardoUm tribunal peruano ordenou nesta sexta-feira (19) a detenção preventiva por 36 meses do ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, que está em uma clínica para problemas cardíacos, no âmbito de uma investigação por suposta lavagem de dinheiro em um caso do escândalo da Odebrecht, informou o Poder Judiciário.

"O Terceiro Tribunal Permanente de Investigação Preparatória Nacional Especializado em Ofensas de Corrupção de Funcionários ordena 36 meses de prisão preventiva para o ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, investigado por lavagem de dinheiro com agravante de pertencer a uma organização criminosa", afirmou o Poder Judiciário em sua conta no Twitter.

Sob a lei peruana, suspeitos podem ser mantidos presos antes do julgamento por até três anos se os promotores mostrarem evidências de que provavelmente serão condenados e que podem tentar fugir ou obstruir a investigação a menos que sejam detidos.

Pedro Pablo Kuczynski (PPK), que foi presidente durante dois anos, renunciou em março de 2018 e foi preso preliminarmente em março deste ano. Ele é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro, e vídeos mostram uma suposta compra de votos de seus aliados em troca de obras.

Nenhum comentário: