08/04/2019

NASA: BRASILEIROS TRABALHAM NA MISSÃO "MARTE 2020"

Cientistas brasileiros ajudam a Nasa rumo à missão Marte 2020

Uma das principais apostas da agência espacial americana (Nasa) para o próximo ano é a missão Marte. Nos bastidores do que pode ser o próximo passo da humanidade na corrida espacial, na parte de pesquisa e operação, estão três brasileiros. E a colaboração não é de hoje.

A aterrissagem do robô Curiosity em Marte em 2012 contou com a ajuda de Ivair Gontijo. O mineiro chegou à Nasa em 2006 e há cinco anos trabalha pensando em Marte 2020. A ideia da missão prevista para ser lançada em julho do ano que vem é encontrar carbono no planeta, ainda na busca por sinais de vidas passadas.

Para chegar ao trabalho nos Estados Unidos, Gontijo teve de bater algumas vezes na porta da Nasa. “Não foi da primeira vez que me aceitaram”, conta o mineiro. De acordo com ele, o convite para o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa – JPL, em inglês –, que fica na Califórnia, só aconteceu quando a estrutura procurava um profissional com o perfil específico dele e encontrou seu currículo no cadastro de uma conferência.

Rosaly Lopes é outra que trabalha no JPL, mas desde 1991. “Desde pequena eu queria trabalhar para a Nasa”, conta. Ao ver campo limitado para a Astronomia no Brasil, nos anos 1970, ela foi estudar em Londres. Depois da graduação de Astronomia, ela se tornou PHD em geologia planetária e hoje é especialista em vulcanologia. “O que eu queria mesmo era trabalhar em pesquisa, na Nasa”, afirma.

Além dos dois brasileiros, é possível encontrar nos corredores do JPL Daniel Nunes, também envolvido com a missão de 2020. Ele trabalha com pesquisa científica e operação de missões. Os cientistas ficam responsáveis pela elaboração de hipóteses sobre o funcionamento dos planetas, coleta e processamento de dados. Já os operadores de missão trabalham com os instrumentos usados, por exemplo, em uma missão a Marte, checando se os dados que estão sendo coletados em outro planeta chegam de forma correta à terra.

Com informações da Agência Estado

Nenhum comentário: