06/04/2019

CEARÁ-MIRIM: "OPERAÇÃO COMUNIDADES SEGURAS"

Forças integradas de Segurança Pública, retomam "Operação Comunidades Seguras" em Ceará Mirim.

Na noite desta sexta-feira (05) as forças de Segurança Pública que operam na cidade de Ceará-Mirim/RN retomaram a "Operação Comunidades Seguras" com o objetivo de combater a violência e a criminalidade. Participaram da operação cerca de 55 agentes de segurança pública, dentre eles, 22 Policiais Militares da 3°. Companhia de Polícia Militar do 11° BPM, que é comandada pelo capitão Airton Trindade e Policiais Militares Rodoviários Estaduais enviados pelo comando do BPTRAN, comandado pelo Cel. Silva Junior, 8 Guardas Municipais lotados na COMUTRAN, comandados pelo Cel Ricardo Albuquerque, 9 Guardas Municipais lotados na ROMU e no Comando, Comandados pelo GM Edilson Sobral, 10 Policiais Civis lotados na Delegacia local e da DENARC (Delegacia de Narcóticos), especialmente enviados pela DPGRAN (Direção de Policiamento da Grande Natal) que tem a frente o delegado Marcos Geriz e mais 6 Agentes Judiciários de Proteção. 

A operação que foi coordenada pela Delegada Karen Lopes, focou no policiamento tático, barreiras e abordagens nos bairros e comunidades onde a mancha de violência é apontada nas estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, foram eles, Centro, Nova Descoberta, Portas Vermelhas, Formigueiro, Sta. Paula, Barretão, Massaranduba, Caiana, Coqueiros e Gravatá. 

Enquanto os policiais e guardas municipais de trânsito montaram uma barreira na Av. Gal. João Varela, as equipes do CPRE fizeram patrulhamento, as equipes de Policiais Civis, Militares, Guardas Miunicipais e Agentes de proteção prosseguiram nas visitas a estabelecimentos comerciais de acesso público e abordagens. A operação se estendeu até 2h da manhã e ao final o resultado foi de 129 pessoas abordadas, 3 bares visitados, onde em um dos estabelecimentos foi encontrada dois menores em situação de vulnerabilidade que foram conduzidos as suas residências e entregues aos seu país que serão notificados a comparecer perante o juízo responsável para dar explicações sobre o caso. Tivemos 78 veículos abordados, entre carros e motos, resultando em 6 notificações e 4 motos recolhidas para o patio do DETRAN. 

No entendimento da delegada, Karen Lopes, que coordenou e participou das ações, a operação foi positiva e de extrema importância para a sociedade, "A integração das instituições só colaboram para que possamos manter o controle social que o estado, seja em qualquer de suas instâncias, tem que oferecer aos cidadãos, a presença do estado nas ruas inibe atos de crime e de violência, essa operação foi apenas uma das muitas que vamos fazer em dias alternados, se depender de nós não vamos deixar nossa cidade voltar a ter o índice de violência que já teve no passado". "Além das ações ostensivas diárias, já protagonizadas pela Polícia Militar e a Guarda Municipal, existem várias investigações em curso que com certeza irá culminar na prisão e responsabilização de quem cometeu crimes na nossa cidade", finalizou a delegada. Para o Secretário Municipal de Defesa Social, a retomada das operações é uma grande conquista para a sociedade local, temos um efetivo integrado, aguerrido, compartilhando informações, subsidiando as polícias Militar e Civil, "desde que assumimos a pasta da Defesa Social temos buscado fomentar a integração e temos encontrado todo respaldo necessário para isso". "Temos uma delegada que vai a frente, a dra. Karen é de uma competência extraordinária, assim como toda sua equipe, um comandante local da PM, o capitão Trindade que tem sido um oficial experiente, e também de competência, extremamente importante para a manutenção da ordem em nossa cidade, assim como todos os Policiais Militares. Temos encontrado o apoio em toda a cúpula da Segurança Pública, seja do Secretário e dos comandos da Polícia Civil e Militar. A nossa Guarda sob o comando do GM Edilson Sobral, que em breve terá seu porte de armas, tem sido um corporação presente no dia a dia da vida do cidadão Cearamirinense. A determinação do prefeito Marconni Barreto é que possamos apoiar dentro daquilo que nos compete, toda e qualquer ação que venha de encontro aos anseios da sociedade, para o prefeito, que mesmo diante de muitas dificuldades financeiras que passam os municípios brasileiros, a segurança pública tem que ser umas das prioridades de qualquer gestão". Encerrou Carlos Paiva.

Assecom - GMCM

Nenhum comentário: