16/03/2019

FIFA: COPA DO CATAR TERÁ 48 SELEÇÕES

Conselho aprova a Copa do Catar com 48 seleções

Reunião do Conselho da FIFA foi realizada em Miami, nos Estados Unidos e terminou ontemO Conselho da Fifa aprovou o plano de ampliar a Copa do Mundo de 2022 para 48 seleções. Em Miami, o presidente Gianni Infantino anunciou ontem que a entidade deve trabalhar ao lado do Catar para explorar a possibilidade de expandir o torneio, disputado atualmente por 32 equipes.

Com a aprovação do Conselho, a Fifa agora irá organizar uma proposta formal ao lado do Catar para ser apresentada no próximo congresso da entidade, que será realizado em junho, em Paris. Nele, os 211 países filiados à entidade votarão se o projeto deve ou não sair do papel. "Conhecemos a situação da região. O Catar está aberto a esta opção (ampliação do torneio) e veremos o que podemos fazer. Exploramos as possibilidades e, em junho, haverá a apresentação da proposta ao congresso", explicou Infantino. Neste primeiro momento, a proposta foi aprovada por 36 membros da entidade.

Um estudo da Fifa mostrou que há a possibilidade de realizar a expansão em 2022, desde que o Catar aceite dividir a sede com pelo menos mais um país. O Kuwait e Omã foram apontados como principais candidatos a este posto, uma vez que não estão neutros nas questões diplomáticas dos catarianos com outros vizinhos, como Bahrein, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que seriam outras opções, praticamente já descartadas.

Se a expansão para 2022 ainda não é certa, ela já foi aprovada para o Mundial seguinte, em 2026, que será sediado por Estados Unidos, Canadá e México.

VAR no Mundial Feminino
- Também após esta reunião do Conselho da Fifa, a entidade também confirmou, em uma das muitas decisões anunciadas nesta sexta-feira, que o Mundial Feminino deste ano, marcado para ocorrer entre os dias 7 de junho e 7 de julho, contará com arbitragem de vídeo (VAR, na sigla em inglês), assim como aconteceu na Copa de 2018, na Rússia, na versão masculina da competição. Foi a estreia desta tecnologia em uma edição do torneio. 

Mundial de Clubes
O Conselho da Fifa ignorou a forte oposição europeia e aprovou um novo formato para o Mundial de Clubes a partir de 2021. Após o encontro dos dirigentes da entidade em Miami, o presidente Gianni Infantino explicou que o torneio com 24 equipes será testado na edição a ser realizada daqui dois anos.

Nenhum comentário: