27/03/2019

EDUCAÇÃO: GOVERNO DEMITE PRESIDENTE DO INEP

Presidente do Inep é demitido

Marcus Vinícius Rodrigues tomou posse nesta quinta-feira (24) como presidente do Inep — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi exonerado do cargo nesta terça-feira (26). A demissão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial e traz a assinatura do ministro da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni.

Rodrigues é ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem doutorado em engenharia. Ele estava no cargo desde 22 de janeiro. A demissão de Rodrigues é a mais recente em uma série de mudanças nos cargos do alto escalão do MEC e se soma a outras polêmicas que envolvem a pasta.

Nesta terça-feira, o MEC revogou uma portaria do Inep que previa novas regras para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A portaria anterior definia que a medição da qualidade da alfabetização das crianças só seria feita a partir de 2021. Por causa dessa decisão, a engenheira e professora Tania Leme de Almeida pediu demissão do cargo de secretária de Educação Básica do Ministério da Educação. Em sua despedida, ela disse que seu pedido de demissão é o "preço que paga" em sua luta por um educação de qualidade.

G1

Nenhum comentário: