26/02/2019

SP: A TRISTE DERROCADA DA PORTUGUESA DO "CANINDÉ"

Justiça penhora cinco troféus da Portuguesa por dívida trabalhista

Justiça penhora cinco troféus da Portuguesa por dívida trabalhistaA 8ª Vara da Justiça do Trabalho de SP aprendeu em penhora nesta segunda (25) cinco troféus da Portuguesa em razão de uma dívida trabalhista de R$ 105 mil entre o clube e o jogador Francisco Teocharis Papaiordanou Filho.

Dentre as taças aprendidas, a de maior relevância futebolística é a da Série B do Campeonato Brasileiro de 2011, símbolo do último momento de alegria dos torcedores da equipe do Canindé, que sofrem com rebaixamentos nos últimos anos. Na ocasião, o time, sob o comando do técnico Jorginho Cantinflas, recebeu o apelido de "Barcelusa" pelo bom futebol apresentado.

Conhecido no meio do futebol como Fran, o meia de 26 anos passou pela Portuguesa entre junho de 2014 e fevereiro de 2015 e fez apenas uma partida, segundo o clube, em decorrência de uma lesão. O presidente da agremiação na época era Ilídio Lico, que renunciou ao cargo em março do mesmo ano do término do contrato com o atleta.

Procurada pela reportagem, a advogada Tatiana Morgado, responsável pelo departamento jurídico da Lusa, confirmou a ação judicial e afirmou que o clube irá pedir a restituição das taças.

"Não há valor econômico, mas sentimental para clube e torcida, e por este motivo entendemos por descabida a decisão. Vamos tomar as medidas cabíveis para proteger e reaver a memória portuguesa", disse.

A Portuguesa possui dívidas que ultrapassam R$ 300 milhões e paga acordo trabalhista a cinco ex-atletas para evitar que o estádio do Canindé seja levado a leilão. O time é o último colocado da Série A2, segunda divisão do Campeonato Paulista.

A tradicional equipe paulistana esteve pela última vez na elite do futebol brasileiro em 2013, quando foi rebaixada à Série B pelo STJD após escalar o jogador Hérverton de maneira irregular. Desde então, acumulou rebaixamentos, até chegar à Série D, em 2017.

Na atual temporada, assim como foi na passada, a Lusa não disputará nenhuma das divisões nacionais.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: