14/01/2019

RN: SERVIDORES DA SAÚDE ARRECADAM ALIMENTOS

Sem salários, servidores da Saúde iniciam campanha para arrecadar alimentos

O Sindsaúde inciou nesta segunda-feira, 14, uma campanha de arrecadação de alimentos para os servidores da saúde que estão passando por dificuldades financeiras devido aos atrasos dos salários por parte do Governo do Rio Grande do Norte.

A categoria vem há quase 3 anos sofrendo com os atrasos salariais, e a situação tem levado os servidores a uma piora significativa das suas condições de vida, inclusive com dificuldades de alimentação própria e de seus dependentes.

“Estou devendo mais 200 reais na mercearia perto da minha casa. Minhas irmãs é quem estão me dando um prato de comida. Se abrir a geladeira da minha casa vocês vão ver que não vai ter nada”, relatou a aposentada da saúde, Juraci Pereira. 

A situação dos aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 5 mil é a mais dramática, pois estão com o 13º de 2017, novembro, dezembro e 13º de 2018 atrasados. Já os servidores da ativa estão com a folha de dezembro e 13º de 2018 em atraso. 

Em janeiro de 2018, em meio à greve da saúde que durou 100 dias, o Sindsaúde realizou uma campanha de arrecadação de alimentos. Com a contrubuição das organizações, o Sindicato ajudou diversos servidores. 

“Infelizmente apelamos novamente para a campanha, pois têm servidores que estão com muitas dificuldades. É triste saber que o direito de trabalhar e receber os salários em dia não está sendo cumprido. São direitos básicos. Sem esses direitos, fica difícil colocar comida na mesa”, declarou Manoel Egídio, coordenador-geral do Sindsaúde-RN. 

Na última negociação com o Governo, ficou acertado o pagamento dos salários de janeiro em 30% no dia 11 e 70% para quem recebe até R$ 3 mil no dia 16. Porém, grande parcela dos servidores não terá acesso ao seu salário porque fizeram antecipação do 13º no Banco do Brasil com vencimento para o dia 15/01.

Ou seja, o dinheiro vai entrar na conta, mas automaticamente será descontado. Diante desta situação, o Sindsaúde-RN está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos para os servidores da saúde. O Sindicato enviou a solicitação de doações de cestas básicas à diversas entidades sindicais, à OAB e à Arquidiocese de Natal.

A sociedade em geral também pode participar da campanha. As doações podem ser entregues na sede do Sindsaúde-RN, na Av. Rio Branco, 874, Cidade Alta, Natal/RN.

Agora RN

Nenhum comentário: