19/01/2019

PGR DEVERÁ IR AO STF CONTRA POSSE DE ARMAS DE BOLSONARO

MPF pede que Raquel Dodge vá ao STF contra decreto sobre posse de armas de Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro assina o decreto que flexibiliza os critérios para a posse de armas no Brasil — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoO Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta sexta-feira (18) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questione, no Supremo Tribunal Federal, o decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, que facilita a posse de armas de fogo. No parecer, o órgao diz que as novas regras ferem a Constituição, o Estatuto do Desarmamento e a separação dos poderes.

O documento de 27 páginas deve ser analisado na próxima semana pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O MPF pede que a PGR envie uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) – processo que pode resultar numa suspensão, liminar ou definitiva, das novas regras.

Se o pedido for aceito, a ação da PGR deve ficar sob relatoria do ministro do STF Celso de Mello. Isso, porque ele já é relator de uma ação similar protocolada nesta quinta (17) pelo PCdoB. O ministro só volta do recesso do Judiciário em 1º de fevereiro.

Nenhum comentário: