08/01/2019

LULA E O MEDO DA NOVA CONDENAÇÃO

Prestes a enfrentar nova condenação, Lula fala de suposta ‘perseguição’

LulaO ex-presidente Lula pode ter que enfrentar mais um capítulo tenebroso, em se tratando de mais uma condenação perante à justiça. O ex-mandatário petista poderá ser condenado em processo que envolve a real propriedade do sítio de Atibaia. Contudo, Luiz Inácio Lula da Silva já cumpre pena de prisão em regime fechado. O petista foi sentenciado a mais de doze anos de prisão no caso do apartamento de luxo Tríplex, do Guarujá.

Os crimes imputados a Lula são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Naquela ocasião, a condenação, no entanto, havia sido imposta pelo ex-juiz Sérgio Moro, a partir da primeira instância; a décima terceira Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba, no Paraná. A condenação do ex-presidente foi ratificado pelo tribunal de segunda instância; o TRF4, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, Sérgio Moro, após ter deixado a magistratura, tornou-se ministro da Justiça e da Segurança Pública no governo do presidente Jair Messias Bolsonaro. Moro se destacou por elucidar o maior escândalo de corrupção em toda a história do país; a Operação Lava Jato, entretanto. O chamado “petrolão” foi responsável por trazer à tona um mega esquema de corrupção que acarretou a sangria dos cofres públicos da maior estatal do Brasil; a Petrobrás.

Lula teme a nova condenação

Ao se deparar com a provável nova condenação, no caso do sítio de Atibaia, segundo manifestações de sua defesa nesta segunda-feira (07), Lula se manifestou. Contudo, a partir de sua defesa, disse que estaria sendo vítima de uma suposta “perseguição” política. Ainda de acordo com a defesa lulista, o ex-mandatário deveria ser absolvido por falta de provas e supostos abusos. A defesa se referia à respectiva ação penal, em se tratando de um suposto abuso ao longo do processo. O principal alvo da defesa de Lula foi Sérgio Moro.

Os defensores do petista ressaltam que “Lula não é e jamais fora proprietário do sítio”. Ao acusar Moro, a defesa alegou uma suposta “falta de imparcialidade, impessoalidade e independência”, em relação ao andamento do processo. Entretanto, Lula pode ser condenado em breve pela juíza substitua de Moro, Gabriela Hardt. As provas são cada vez mais robustas e “jogam por terra” a retórica da defesa petista.

Brasil No Ato

Nenhum comentário: