12/01/2019

CAERN: DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Caern dá dicas de como economizar água durante o verão

Lavar calçada com água é uma das atividades que causam maior desperdício, segundo a Caern — Foto: Reprodução/EPTVDe dezembro a fevereiro, com a chegada do verão, juntamente com as férias escolares e o turismo nas cidades litorâneas, o consumo médio de água aumenta, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Em outros meses, a média de consumo diário equivale a aproximadamente 150 litros por habitante/dia (incluindo o consumo em atividades pertinentes à cidade, como irrigação, escolas, restaurantes, hospitais, etc). Porém, ainda de acordo com a Caern, o calor aumenta de 10% a 15% na quantidade de litros utilizada pela população.

O engenheiro civil e sanitarista da Companhia de Águas e Esgotos Isaias Costa Filho conta que, ao longo dos anos, o consumidor está fazendo uso da água de maneira mais consciente, graças a campanhas educativas. “Essas campanhas contribuem sobre a maneira de usar a água de forma racional. Mas o trabalho deve ser contínuo pois a água é um bem vital e finito”, alerta.

A Caern diz que as atividades que mais desperdiçam água são as de rotina do cotidiano, como deixar a descarga vazando, não usar ou deixar de fazer a manutenção da boia na caixa d’água, deixar a mangueira ligada durante toda a noite e usar a força da água da mangueira para limpar a calçada, ao invés e usar a vassoura. Mesmo com a previsão de boas chuvas para o início deste ano, os cuidados ainda devem ser constantes, de maneira a prolongar a água disponível.

Como Economizar

Segundo a Caern, escovar os dentes com a torneira aberta consome 80 litros de água. Banhos longos ou deixar crianças brincando com a água corrente, por sua vez, podem consumir até 180 litros de água.

Essas são tarefas diárias que podem acarretar os desperdícios, uma vez que tornam o gasto muito maior do que o necessário, principalmente em condomínios, onde o consumo é maior devido à pressão da água.

Confira algumas dicas de economia de água:
  • Diminua o tempo do banho.
  • Não deixe as torneiras abertas.
  • Economize água nas tarefas domésticas.
  • Preste atenção em pequenos vazamentos, não deixe torneiras pingando.
  • Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada.
  • Escove os dentes, faça a barba ou ensaboe o rosto com a torneira fechada.
  • Quando lavar e enxaguar a louça ou roupa, utilizar apenas a água necessária.
  • Use balde para lavar o carro, em vez da mangueira.
  • Regue as plantas de manhã cedo ou cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.
  • Se possível instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no vaso sanitário.
  • No caso de descarga automática, evitar o acionamento demorado. A Caixa acoplada é mais econômica.
  • Quando hospedado em um hotel, evite solicitar a troca diária de toalha e lençóis, evitando o consumo desnecessário de água e energia para lavá-los.
  • Ao lavar roupas, use a máquina apenas quando estiver bem cheia. Nas máquinas mais novas é possível regular o nível da água de acordo com a quantidade roupa.
  • Feche o chuveiro ao ensaboar o corpo durante o banho.
  • A água de cozimento dos vegetais, depois que esfria, pode ser usada para uma sopa ou novos cozimentos ou até mesmo para regar plantas e jardins.
  • Trate a água da piscina para não precisar trocá-la com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona quando fora uso para evitar a evaporação.
  • Coloque sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneiras.
  • Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para outras atividades.
  • Observe sempre o funcionamento da boia da caixa d’água. Boia com defeito é água perdida pelo extravasor (ladrão)

Um comentário:

Portal Eletrônico O Saber disse...

O Portal Eletrônico O Saber é um Portal Eletrônico sem fins lucrativos, independente e comprometido em levar a informação e o entretenimento ao seu público leitor em geral sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas.
Fundado em 1º de Junho de 2005 em Porto Alegre – RS com o intuito de informar e entreter O Portal Eletrônico O Saber acompanha os fatos do Brasil e do mundo como O Escandalos da Corrupção no Brasil, A Morte de João Paulo II, Saddan Hussein, Michael Jackson, As Catastrofes Climaticas que assolam o Brasil e o Mundo, Os Avanços da Ciência, As Eleições no Brasil e nos Estados Unidos, Os ataques do Crime Organizado, O surgimento do Iphone e da Tv Digital, Os Acidentes Aéreos que marcar o Brasil e o mundo, A Força das Redes Sociais, Ataques terroristas pelo mundo, Os Massacres nos Estados Unidos, Guerras, O Ebola, O Incêndio da Boate Kiss, O Incidente em Meca. Etc.
Em 2015 ao fazer Dez Anos o Portal Eletrônico O Saber recebeu o reconhecimento de seus leitores e foi promovido a Portal do Ano.
Aproveito o momento para informa-lo que o seu site foi indicado por leitores e venho lhe pedir autorização para divulgar o seu site CEARÁ-MIRIM LIVRE em nossa comunidade: http://portalosaber.blogspot.com, seguindo critérios da licença cc.
Sem mais a declarar espero a sua resposta, por este próprio meio.
PORTAL ELETRÔNICO O SABER
O Portal Eletrônico da Informação e do Entretenimento