31/12/2018

A DEBANDADA DOS VENEZUELANOS

Venezuela, o país que 5 mil pessoas abandonam todos os dias

Venezuelanos saem de um terminal de ônibus em direção a um acampamento improvisado em BogotáNa Venezuela, a discussão sobre quanto tempo ficar, para onde fugir e como começar uma nova vida nunca está muito longe da mente de muitas pessoas. Toda vez que visito o país, há menos amigos e conhecidos para fazer contato.

Estima-se que 5 mil pessoas arrumem suas malas e saiam do país todos os dias, ansiosas para fugir do colapso econômico e da crise humanitária que assola a nação rica em petróleo.

Mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Venezuela nos últimos anos. Segundo a ONU, esse número deve subir para mais de 5 milhões até o final de 2019,

A grande maioria dos venezuelanos viaja para outras partes da América do Sul. Mais de 1 milhão de venezuelanos escolheram a vizinha Colômbia como seu novo lar, com meio milhão atravessando o país rumo a Equador, Peru e outros destinos na região.

Os sortudos, aqueles com conexões e membros da família já estabelecidos em outros países e com um bom nível educacional, encontraram trabalho. Mas também conheci muitos que vendiam água ou comida nas ruas do Peru e da Colômbia para sobreviver.

Katy Watson - BBC

Nenhum comentário: