17/11/2018

REVALIDA: 2ª ETAPA ACONTECE NESTE DOMINGO (18)

Segunda etapa do Revalida será aplicada neste sábado e domingo

Resultado de imagem para REVALIDAA segunda etapa da edição de 2017 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, será feita neste sábado (17) e domingo (18) em cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), e São Luís (MA).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são esperados mais de 900 médicos em busca da revalidação de seus diplomas.

A prova é aplicada em dois turnos. No primeiro turno, os portões abrem às 12h e fecham às 12h30, no sábado e domingo. As provas começam às 13h. No segundo turno, os portões abrem às 16h e fecham às 16h30 também no sábado e domingo. As provas começam às 17h. Para conferir o turno, o candidato deverá consultar o cartão de inscrição.

É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas.

O Revalida é um exame obrigatório para que os brasileiros e estrangeiros que se formaram em medicina em universidades de fora do Brasil possam exercer a profissão de médicos no país – no caso do programa Mais Médicos, os profissionais não precisam do Revalida para atuar, mas são contratados por meio de contratos temporários de bolsistas.

Esta etapa, que deveria ter sido realizada em março, teve um atraso de oito meses devido aos processos judiciais de candidatos que tiveram a inscrição no exame indeferidas. Isso atrasou a divulgação dos resultados da primeira etapa e, como é preciso fazer uma licitação para cada etapa, o processo licitatório começou meses após o calendário previsto no edital.

Locais de provas

Belo Horizonte/MG:

Faculdade de Medicina da UFMG: Avenida Prof. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia (Próximo ao Hospital do pronto socorro João XXIII)

Brasília/DF:

Hospital Universitário de Brasília – HUB - Prédio da Odontologia: Av. L2 norte, SGAN 604/605 – Asa Norte

Curitiba/PR:

Complexo Hospital de Clínica da Universidade Federal do Paraná: Rua General Cerneiro, 181 – Alto da Glória

Manaus/AM

Faculdade de Medicina da UFAM: Rua Afonso Pena, 1053 – Centro (quarteirão do HUGV).

São Luís/MA

Hospital Universitário Unidade Materno Infantil: Endereço: Rua Silva Jardim, s/n – Centro (próximo à Unidade Hospitalar Presidente Dutra)

Habilidades clínicas

O exame é sempre realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma prova de múltipla escolha. Já a segunda é uma prova clínica, na qual os candidatos passam por diversas estações que simulam atendimentos a pacientes.

De acordo com o Inep, durante a prova "o participante percorre dez estações resolvendo tarefas como a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos e o aconselhamento a pacientes ou familiares".

G1

Nenhum comentário: