16/10/2018

DEPUTADOS SERÃO INVESTIGADOS NO CONSELHO DE ÉTICA

Por tentativa de soltar Lula, deputados serão investigados no Conselho de Ética

Nesta terça-feira (16), o Conselho de Ética da Câmara instaurou um processo contra os deputados Wadih Damous (PT-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP). A representação, protocolada pelo PSL, alega que os petistas quebraram o decoro parlamentar ao apresentar em julho um pedido de habeas corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os parlamentares argumentaram na ocasião que o ex-presidente, ao ficar preso, tinha cerceados os seus direitos como pré-candidato. Para o PSL, no entanto, eles agiram de maneira “ardil e desonesta” ao apresentar o pedido após o horário de funcionamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, quando o plantão havia iniciado.

Na época, o juiz plantonista Rogério Favreto determinou a soltura, mas Sérgio Moro questionou a decisão e João Pedro Gebran, relator da Lava Jato, e Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente do tribunal, mantiveram a prisão.

O presidente do conselho, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), designou Jorginho Mello (PR-SC) como relator do caso. Ele tem dez dias para produzir seu parecer.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Nenhum comentário: