14/09/2018

RN: DESCOBRIRAM FANTASMAS NO GABINETE DE ZENAIDE MAIA

Gabinete de Zenaide Maia tem pelo menos cinco servidores “fantasmas”

Candidata ao Senado pelo PHS, a deputada federal Zenaide Maia emprega em seu gabinete na Câmara pelo menos cinco pessoas que não exercem efetivamente as suas funções, seja em Brasília ou no escritório da parlamentar em Natal.

Somando salários e auxílios, juntos eles embolsam mais de R$ 15 mil dos cofres públicos por mês, segundo o portal da transparência da Câmara. Entre os servidores fantasmas – que estão empregados como “secretários parlamentares” – estão parentes da deputada e de aliados políticos no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Câmara Federal, cada gabinete pode contratar entre 5 e 25 secretários parlamentares, que prestam serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados, em Brasília ou nos estados. Zenaide tem 20 desses assessores.

Entre o grupo de servidores que são parentes de aliados da deputada, está Amanda Vanessa Ribeiro Araújo, que recebe quase R$ 3 mil entre salários e auxílios. Ela é esposa do vereador Moabe Soares, do município de Serra do Mel. Outra suposta fantasma é Leda Maria Bezerra de Mendonça Freire. Professora aposentada, ela é irmã do prefeito Luiz Jairo, de Upanema. Os dois municípios ficam no Oeste Potiguar.

Além deles dois, é empregada no gabinete de Zenaide Maia na Câmara Iracyara da Silva Nascimento Prudêncio. Tesoureira do Diretório Estadual do PHS, ela é mulher do presidente estadual do partido, Leandro Prudêncio. Iracyara foi nomeada em maio deste ano, pouco tempo depois de Zenaide se filiar ao PHS e ser declarada candidata a senadora.

A empresária Raíssa Gabrielly Xavier Cabral Nascimento é outra que está contratada pelo gabinete de Zenaide. Ela tem vínculo desde 2015, segundo o portal da transparência. Enfermeira e moradora de Parnamirim, na Grande Natal, ela é dona de uma empresa que oferece serviços de saúde a domicílio.

Por fim, o quinto servidor fantasma é Danilo Aníbal Heráclio Maia. Ele seria sobrinho da deputada federal, mas o Agora RN não confirmou essa informação. Em perfil publicado no Facebook, ele se diz funcionário de uma empresa de combustíveis.

A reportagem conseguiu contato apenas com Raíssa Gabrielly. Ela confirmou o vínculo com o gabinete de Zenaide e afirmou que dá expediente três vezes por semana no escritório da parlamentar em Natal. Instada, porém, a detalhar suas atribuições, ela encerrou a ligação.

Em novo contato, o Agora RN questionou se não haveria irregularidade em ela ocupar um cargo público e ser sócia de uma empresa, mas ela se recusou a repassar maiores informações.

Zenaide foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou.

Agora RN

Nenhum comentário: