12/09/2018

NATAL: GUARDA MUNICIPAL PASSA POR AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (ARMAS)

Guardas municipais passam por avaliação psicológica de porte e uso de arma de fogo

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou um novo processo de avaliação psicológica referente ao uso de arma de fogo dos integrantes da Guarda Municipal do Natal (GMN). Nesta semana, 30 guardas municipais passarão pela avaliação que será sequenciada na semana seguinte com mais agentes.

O procedimento é exigido pelo Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento de Polícia Federal do RN (DPF) e a Prefeitura Municipal do Natal, determinando que a cada dois anos o guarda municipal passe pelo exame no sentido de manter o porte de arma de fogo institucional e particular.

As turmas são compostas por 15 guardas municipais, que devem ser submetidos a dois testes consecutivos, sendo o primeiro voltado especificamente para a parte teórica do exame, e o segundo composto de entrevista individual, onde é avaliada a capacidade psicológica do agente no tocante ao porte e uso de arma de fogo. A manutenção do porte de arma da instituição é uma das prioridades da gestão, visto que a GMN é uma corporação que tem o armamento como uma das ferramentas do trabalho de prevenção à violência.

Atualmente o efetivo da GMN é de cerca de 430 agentes. Esses homens e mulheres passam por curso de aperfeiçoamento anual de no mínimo 80h, inclusive com prática de tiro com armamento de fogo. A GMN conta com 27 anos de atuação na capital.

Nenhum comentário: