08/09/2018

CANDIDATURA: LULA RECORRE AO STF

Lula entra com recurso no STF para viabilizar candidatura ao Planalto

Daniel Ferreira/MetrópolesA defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para viabilizar a candidatura do petista ao Palácio do Planalto. Em 1º de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro, sob a alegação de que Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa e, portanto, encontra-se inelegível.

Os advogados do político querem que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, reconsidere decisão da última quinta-feira (6/9). Caso Fachin não reforme o entendimento, a defesa de Lula pedirá para o recurso ser apreciado pela Segunda Turma da Corte.

Os defensores de Lula tem como base um parecer do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) favorável à liberação do petista para concorrer em outubro. Os advogados do petista querem afastar os efeitos da condenação dele no caso do triplex do Guarujá (SP), no qual Lula foi sentenciado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – por isso ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Nenhum comentário: