quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A PAZ ACENA ENTRE A COREIA DO NORTE E A COREIA DO SUL

Coreia do Norte promete fechar local de testes de mísseis

O presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong-un mostram documento sobre acordo após reunião em Pyongyang — Foto: Corpo de Imprensa de Pyeongyang / AFP    A Coreia do Norte fechará seu sítio de testes de mísseis de Tongchang-ri, anunciou nesta quarta-feira (19) o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, após sua cúpula em Pyongyang com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"O Norte aceitou fechar, de forma permanente, o sítio de testes de mísseis de Tongchang-ri e a base de lançamento de mísseis, na presença de especialistas dos países afetados", declarou Moon.

O líder sul-coreano revelou ainda que a Coreia do Norte poderá fechar seu complexo nuclear de Yongbyon, desde que Washington adote as "medidas correspondentes", sem precisar quais.

A Coreia do Norte é alvo de múltiplas sanções do Conselho de Segurança da ONU devido a seus programas nuclear e balístico, e já realizou numerosos lançamentos de mísseis a partir de Tongchang-ri, mas também de outros locais, como o Aeroporto Internacional de Pyongyang.

Kim Jong-un revelou que poderá viajar a Seul "em um futuro próximo", no que seria a primeira visita de um líder norte-coreano à capital sul-coreana desde a divisão da Península. "Prometi ao presidente Moon Jae-in que visitarei Seul em um futuro próximo", disse Kim durante entrevista coletiva ao final da cúpula em Pyongyang.

Nenhum comentário: