quarta-feira, 30 de maio de 2018

SENADO APROVA REONERAÇÃO DA FOLHA - PIS/CONFINS

Senado Federal aprova reoneração da folha de pagamento

NILTON FUKUDA/ESTADAODepois de muita incerteza, enfim, o Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (29/5), o projeto de lei (PL) sobre a reoneração da folha de pagamento, com a previsão de eliminação do PIS/Cofins incidente sobre o preço do óleo diesel até o fim do ano. Ou seja, a matéria foi confirmada da mesma maneira que veio da Câmara dos Deputados.
Nessa segunda-feira (28), os senadores já haviam aprovado o regime de urgência para a tramitação do PL. No entanto, como o governo federal é contra o artigo que prevê a eliminação do imposto, durante muito tempo o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB/CE), também ficou indeciso. Segundo interlocutores, o emedebista chegou a pensar em não pautar o projeto.
No entanto, durante a tarde desta terça, após reunião com o presidente Michel Temer (MDB), o presidente do Senado foi convencido a colocar em votação o texto como estava. Segundo Eunício Oliveira, o Planalto chegou à conclusão de que era mais fácil votar a matéria para acelerar o fim da greve dos caminhoneiros, pois ela deveria retornar à Câmara se fosse modificada.
Assim, os senadores aprovaram o texto-base por unanimidade. Mas a oposição queria retirar do PL o artigo que zera o PIS/Cofins, então apresentou uma emenda com esse intuito. Porém, por 51 votos a 14, a tentativa de alteração foi rejeitada. Agora, a proposta irá para a sanção do presidente da República, que poderá ou não vetá-la.

Metrópole

Nenhum comentário: