15/05/2018

GILMAR MENDES SOLTA MIAS UM

Gilmar Mendes manda soltar Milton Lyra, suposto operador do MDB

Resultado de imagem para GILMAR MENDES SOLTA MILTON LIRA OPERADOR DO MDBO ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, mandou nesta terça-feira (15) soltar Milton Lyra, suposto operador do MDB no Senado (leia detalhes sobre a decisão mais abaixo).

Pela decisão do ministro, Milton Lyra:
- Está proibido de manter contato com os demais investigados;
- Está proibido de deixar o país sem autorização da Justiça;
- Deve entregar o passaporte em até 48 horas.

Após a decisão de Gilmar Mendes, a defesa de Lyra divulgou a seguinte nota:
"O advogado Pierpaolo Bottini, que representa o empresário Milton Lyra, considerou a decisão do ministro Gilmar Mendes acertada. 'Não havia motivo ou razão para a prisão de alguém que já estava à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos'".
Citado em delações premiadas devido à relação com políticos do MDB, Lyra é suspeito de envolvimento no esquema que desviou recursos do fundo.

Decisão de Gilmar Mendes
Segundo Gilmar Mendes, a defesa de Lyra argumentou que não havia motivos para prisão preventiva do cliente. Isso porque, de acordo com os advogados, o juiz Bretas não apontou riscos concretos à ordem pública.
Ainda conforme a defesa, as suspeitas contra o cliente se baseiam em informações de delações, e que Lyra não representa obstrução ou risco para as investigações.
Ao analisar o pedido, o ministro do STF escreveu estar "claro o constrangimento ilegal" no episódio.
Para Gilmar Mendes, as acusações são de crimes graves, mas que teriam ocorrido até 2016. Para ele, como os fatos estão "distantes", não há razão para a prisão.
"Os supostos crimes são graves, não apenas em abstrato, mas em concreto, tendo em vista as circunstâncias de sua execução. Muito embora graves, esses fatos são consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão. Teriam acontecido entre 2011 e 2016", escreveu o ministro.

G1

Nenhum comentário: