05/04/2018

PERÍCIA DO ÔNIBUS DA CARAVANA DE LULA

Perícia acha projétil e aponta que tiros em ônibus da caravana de Lula foram disparados a cerca de 19 metros
 
O perito criminalista Inajar Antonio Kurowski mostra o local onde foi encontrado o projétil. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Os tiros nos ônibus da caravana do ex-presidente Lula foram disparados a aproximadamente 18,9 metros de distância dos veículos, aponta o laudo da perícia do Instituto de Criminalística do Paraná, divulgado nesta quinta-feira (5), em Curitiba.
O ataque à caravana aconteceu no dia 27 de março, entre Quedas do Iguaçu, no oeste do estado, e Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná.
Conforme o laudo, a perícia encontrou um fragmento de projétil de chumbo nu, de calibre .32, na lataria de uns dos veículos.
O perito criminalista Inajar Antonio Kurowski, que assina o laudo, classifica o calibre como "muito baixo" e que a arma utilizada está fora de linha. "É uma arma que já saiu de fabricação há muito tempo", afirma.

O que diz o laudo da perícia:
  • Qual o calibre da arma de fogo utilizada nos disparos que atingiram os ônibus periciados? Resposta: Considerando-se as dimensões do orifício transfixante e características do fragmento de projétil de chumbo nu encontrado, considera este Perito signatário que o calibre nominal seria .32 (ponto trinta e dois) ou similar, de chumbo nu.
  • Se os ônibus estavam em movimento no momento em que foram alvejados? Resposta: Prejudicado.
  • Qual a distância que o suposto atirador estava dos coletivos? Resposta: Considerando-se os parâmetros utilizados para os cálculos, aproximadamente 18,90m (dezoito metros e noventa centímetros) afastado da lateral direita dos veículos.
  • Qual posição o suposto atirador encontrava-se em relação aos coletivos? Resposta: Encontrava-se do lado direito dos veículos, afastado aproximadamente 18,90m (dezoito metros e noventa centímetros) e sobre um piso de aproximadamente, 4,36m (quatro metros e vinte centímetros), considerando-se um atirador em pé e com estatura de 1,70m (um metro e setenta).
  • Qual a data ou período que as marcas de supostos disparos de arma de fogo teriam ocorrido? Resposta: Os disparos apresentam características de recenticidade, não sendo possível, entretanto, pelo presente exame, determinar a data de sua ocorrência.

Nenhum comentário: