19/04/2018

CEARÁ-MIRIM: MP INVESTIGA ENVIO DE ANIMAIS MORTOS (LIXÃO)

MP abre investigação para apurar abandono ilegal de carcaças de animais pela Prefeitura de Natal
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou a suspensão imediata do envio de animais mortos para o aterro metropolitano de Ceará-Mirim e abriu um inquérito civil para apurar o possível crime ambiental que as várias toneladas de animais descartados de forma irregular no local pelo Centro de Zoonoses de Natal podem ter provocado. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado (DOE) e a suspeita que os animais, que foram sacrificados por terem contraído doenças, estariam sendo jogados, sem qualquer cuidado, no aterro metropolitano e provocando contaminação no solo. Em apenas um ano, foram descartados no local mais de 48 toneladas de animais.
A investigação sobre o assunto será conduzida pela promotora Adriana Lira da Luz Mello, da 2ª promotoria de Justiça de Ceará-Mirim. Na publicação feita nesta quarta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado, a promotora evolui o “procedimento preparatório” sobre o caso para Inquérito Civil Público, tendo como investigados a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e o Centro de Zoonoses.
A denúncia, destaca-se, não é recente. Foi feita pelo vereador de Natal, Sandro Pimentel, do PSOL, que realiza um mandato ligado a causa animal e, consequentemente, a saúde pública. “Animais doentes e que foram eutanasiados pelo Centro de Zoonoses deveriam ser incinerados, pois o descarte sem cuidados pode causar contaminação do solo e de outros animais, levando, inclusive, a proliferação de doenças”, explicou o parlamentar.

Nenhum comentário: