19/04/2018

A EUROPA NÃO COME CARNE BRASILEIRA

UE anuncia embargo de carnes de 20 frigoríficos do Brasil
 
J.F.DIORIO/Agência EstadoA Comissão Europeia confirmou nesta quinta-feira (19/4) o embargo de carnes e produtos derivados fabricados por 20 estabelecimentos brasileiros, incluindo três plantas da gigante JBS e três da Aurora Alimentos. As empresas entraram na lista negra da União Europeia por unanimidade em razão de “deficiências detectadas no sistema oficial de controle brasileiro”.
A proibição deve entrar em vigor 15 dias após a publicação da medida no Diário Oficial da União Europeia, o que deve acontecer nesta sexta-feira (20). Em um comunicado, Bruxelas afirmou: “Nós confirmamos que os países-membros votaram (por unanimidade) em favor de retirar da lista 20 estabelecimentos brasileiros dos quais carne e produtos derivados são hoje autorizados”.
A decisão foi tomada após parecer do Sistema Especializado de Controle de Mercado da União Europeia (Traces). Desde 2017, o órgão estudava as medidas a serem tomadas após o escândalo revelado pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que apontou fraudes no sistema de controle de qualidade brasileiro. 

Nenhum comentário: