21/03/2018

STF: FUX DETONA GILMAR MAMÃO

Barroso a Gilmar Mendes no STF: “Você é uma pessoa horrível”

DivulgaçãoO clima esquentou na sessão desta quarta-feira (21/3) durante sessão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Os principais envolvidos foram os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, que tiveram uma discussão feia durante o julgamento de ação que discutia a possibilidade de anonimato nas doações feitas a campanhas políticas.
Enquanto proferia seu voto, o ministro Gilmar Mendes fez críticas à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e disse que ela seria lenta para trazer ações de habeas corpus para análise do plenário. Depois, defendeu a legitimidade das doações feitas por empresas a políticos e passou a criticar decisões e posicionamentos de outros ministros do STF.
Após um embate de argumentos com o ministro Luiz Fux, teve início a briga entre Mendes e Luís Roberto Barroso, que interrompeu a fala do colega e desferiu acusações graves:

“Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado. É um absurdo Vossa Excelência vir aqui e fazer um comício cheio de ofensas, grosseria. Vossa Excelência não consegue articular um argumento, fica procurando. Já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. Vida para a Vossa Excelência é ofender as pessoas”, disse.

Barroso continua: “Vossa Excelência nos envergonha. Vossa Excelência é uma desonra para o tribunal. Uma desonra para todos nós. Um temperamento agressivo, grosseiro, rude. É péssimo isso. Vossa Excelência, sozinho, desmoraliza o tribunal. É muito ruim, muito penoso para todos nós ter que conviver com Vossa Excelência aqui. Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça”.
No meio da fala de Barroso, a ministra Cármen Lúcia determinou a suspensão da sessão pelo tempo regimental. Ainda assim, os dois ministros continuaram a discussão. Gilmar respondeu: “Presidente, estou com a palavra e continuo. Vou recomendar ao ministro Barroso que feche o seu escritório, feche o seu escritório de advocacia”, disse.
A relação entre Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso nunca foi das melhores. Em diversas ocasiões anteriores, os dois já trocaram acusações graves e viraram notícia.

Nenhum comentário: