17/03/2018

RUSSOS X BRITÂNICOS - A "GUERRA CONTINUA"

Rússia expulsa 23 diplomatas britânicos na crise de ex-espião envenenado

Embaixador do Reino Unido em Moscou, Laurie Bristow, deixa reunião no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, neste sábado (17). (Foto: AP Foto/Pavel Golovkin)
Rússia anunciou neste sábado (17) que expulsará 23 diplomatas britânicos, fechará um consulado britânico e encerrará as atividades do British Council em resposta às ações "provocativas" de Londres após o envenenamento de um ex-agente duplo russo.
O governo russo fez este anúncio depois de convocar o embaixador britânico Laurie Bristow, na véspera da eleição presidencial que muito provavelmente dará a Vladimir Putin seu quarto mandato no Kremlin.
O ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha Yulia seguem em estado crítico depois de serem expostos em 4 de março a um agente neurotóxico na cidade inglesa de Salisbury.
"Vinte e três membros da equipe diplomática da embaixada britânica em Moscou são declarados persona non grata e serão expulsos dentro de uma semana", anunciou o ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Esta decisão é a resposta às "ações provocativas" do Reino Unido e às "acusações infundadas sobre o incidente em Salisbury", indica o anúncio em referência ao envenenamento.
O governo russo também anunciou que retirará do Reino Unido a licença de atividade de seu consulado em São Petersburgo.
O ministério assegurou que isso se deve à "disparidade" no número de missões diplomáticas entre os dois países, acrescentando que cumpre assim a lei internacional.

Nenhum comentário: