29/01/2018

SAÚDE: TROQUE O AÇUCAR

Aprenda quais são os melhores (e mais saudáveis) substitutos do açúcar

Muitos estudos mostram os efeitos maléficos do consumo de açúcar para a saúde. Mas, se você ama doce, não troque o seu vício por adoçantes artificiais. Afinal, alimentos industrializados produzidos com essas substâncias (refrigerantes diet e light) foram associados a diferentes problemas de saúde, como síndrome metabólica e função renal reduzida.
Aqui está uma lista de alguns dos mais comuns para se evitar:
  • Aspartame
  • Acesulfame-K
  • Sacarina
  • Sucralose
Se você ainda não consegue ingerir os alimentos ao seu sabor natural, sugiro se familiarizar com esses compostos:

iStockEstévia: tem sido usada como erva medicinal por mais de mil anos. Suas folhas fornecem uma doçura natural. Ao contrário do açúcar de mesa, os extratos desse alimento demonstraram ter efeitos positivos para a saúde, como manter níveis saudáveis de doce no sangue e baixar a pressão arterial.


iStock Xilitol: composto natural encontrado em frutas e vegetais. Tem índice glicêmico muito baixo e, por isso, não eleva os níveis de açúcar no sangue. O consumo de xilitol é seguro para pessoas com diabetes ou não.



iStockMel: Opção mais saudável do que o açúcar, mas não livre de riscos. Os diabéticos precisam ter cuidado ao usá-lo. No geral, o mel tem um índice glicêmico ligeiramente inferior. Por isso, o corpo humano parece digeri-lo melhor.
Compre as versões não processadas (virgem) e não filtradas, pois dependendo da técnica utilizada para embalar, o alimento se transforma em açúcar simples, aumentando facilmente o nível de doce no sangue. Últimas dicas: use-o com moderação e escolha os tipos mais escuros que contêm mais antioxidantes.
O ideal é não adoçar. Assim, você irá perceber atributos sensoriais nunca percebidos no alimento. Tudo é questão de hábito. Dê o primeiro passo.

Metrópole

Nenhum comentário: