16/01/2018

RN: EMPRESAS FECHADAS EM 2017

JUCERN registrou aumento de 15% no número de empresas fechadas em 2017

O Rio Grande do Norte encerrou o ano de 2017 com o registro de 4.166 empresas fechadas, número 15% superior que o de 2016, quando 3.605 empreendimentos deixaram de operar, segundo a Junta Comercial do Estado (JUCERN).
Segundo o presidente da Junta Comercial, Giovanni Magnus, o aumento no fechamento de empresas é explicado pelas mudanças da Lei Federal Complementar 147/14, que promoveu alterações no Estatuto Nacional das Micro e Pequenas Empresas (LC nº 123/06), o que modernizou o processo de encerramento de empresas.
“Essa lei possibilitou a baixa automática do CNPJ, então aquelas empresas que já estavam fechadas na prática buscaram regularizar sua situação por meio de um processo muito mais rápido, e isso vem se desdobrando desde 2015”, aponta Giovanni Magnus.
No entanto, ainda de acordo com dados da Junta Comercial, o estado registrou 6.497 solicitações para a abertura de novas empresas em 2017, o que equivale a um aumento de 0,36% em relação a 2016, com 6.474 novos estabelecimentos.
Giovanni Magnus ressalta que o aumento é significativo porque, pela primeira vez em cinco anos, não houve queda no quantitativo anual de empresas abertas. Ele aponta a redução da burocracia, a partir da integração de diversos órgãos do Estado, para simplificar a abertura, alteração e baixa de empresas. “O Estado tem atuado por meio da Jucern para integrar todos os órgãos ao Portal Redesim RN, que é a ferramenta online usada pelo empreendedor para legalizar o seu negócio. Além disso, simplificar e modernizar o registro de empresas é uma ação estratégica para incentivar o empreendedorismo”, finaliza Giovanni.

Nenhum comentário: