15/01/2018

OBESIDADE CAUSA CÂNCER

Estudos revelam que excesso de peso e má alimentação causam câncer
 
A cada ano que passa, a obesidade tem atingido níveis alarmantes. O excesso de peso está entre as principais preocupações de saúde mundial, principalmente por estar associado com diabetes, síndrome metabólica, doenças vasculares, cerebrais, articulares e o tão temido câncer.
Estudos, como o publicado no “The Oncologist”, em 2010, sugerem que pelos menos 35% de todos os casos de câncer seriam causados pelo excesso de peso e pela má alimentação.
Além disso, outras pesquisas demonstraram que a obesidade é responsável por pelo menos 20% da mortalidade por câncer em mulheres e 14% nos homens.
O excesso de gordura corporal (principalmente no abdômen) leva a um estado inflamatório crônico, aumento do stress oxidativo, disfunção mitocondrial e desequilíbrio hormonais, como a resistência insulínica, levando a hiperinsulinemia, predispondo o aumento dessa terrível doença (câncer).
Por outro lado, o emagrecimento pode atuar na prevenção, como demonstrado em estudo publicado no JAMA, em 2006. Segundo a pesquisa, as mulheres que emagreciam 10kg após a menopausa, diminuíam em mais de 50% o risco de câncer de mama e endométrio.
Outras pesquisas já demonstraram que metade dos casos de câncer poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem mudado os seus hábitos nos últimos cinco anos de vida.
A mudança de hábito, como prática de exercícios, deixar de fumar, moderação do álcool, alimentação adequada, emagrecimento e controle do stress, são os melhores caminhos para a prevenção.
Fique atento aos seus hábitos, você pode evitar diversas doenças graves mudando o seu estilo de vida. O melhor cuidado é a prevenção.

Sabrina Mundim Sabrina Mundim - educadora física

Nenhum comentário: