03/01/2018

NATAL: JUVENTUDE "TRANS-VIADA"

Em Natal, 40% dos jovens admitem já ter tido relação homossexual

Um levantamento encomendado pelo Agora RN identificou que os jovens estão mais liberais quando o assunto é sexualidade. A pesquisa mostrou que quatro em cada dez natalenses entre 16 e 25 anos já tiveram relação sexual com alguém do mesmo sexo e mais da metade dos entrevistados disse considerar normal a prática.
De acordo com a psicóloga Débora Diógenes, os jovens da atualidade respeitam mais as relações homoafetivas que gerações anteriores, comportamento que é resultado, segundo ela, de um amplo debate feito na sociedade e nos meios de comunicação. “Os jovens de hoje têm uma liberdade em discutir as questões da sexualidade de forma mais livre, sem tabus e sem serem repreendidos, seja na escola, na família ou nas mídias sociais”, destaca a especialista.
Apenas 13,4% não quiseram responder aos questionamentos. Entre os que responderam, 41,5% declararam já ter tido relação sexual com pessoas do mesmo sexo, ao passo de que 52,4% disseram considerar normal a prática.
No que diz respeito à relação sexual com mais de um parceiro, a sondagem entre os jovens também mostrou um conservadorismo baixo. 41,5% (contingente equivalente ao que disse já ter tido relação homossexual) afirmaram já terem tido relação com mais de um parceiro ao mesmo tempo ou admitiram fazer a prática no futuro.
“Muitos jovens estão preocupados em respeitar o outro nas suas diferenças, nas suas escolhas e em relação aos seus valores. Uma vez que o respeito, a tolerância e o diálogo se tornam mais presentes, os jovens se sentem mais seguros em expor seus sentimentos, fragilidades e assumir suas escolhas”, pontua a psicóloga.
O cientista social Daniel Menezes, diretor do Instituto Seta, responsável pelo levantamento, assinala que há uma mudança de comportamento em curso entre a juventude. “A geração que está vindo aí é menos conservadora do ponto de vista dos costumes, valores e relacionamentos amorosos. Eu credito isso ao maior acesso à informação e às campanhas de conscientização a respeito do direito à escolha. Tudo isso contribuiu para este resultado”, afirma Daniel.
A pesquisa Agora RN/Seta entrevistou 600 pessoas em Natal entre os dias 20 e 22 de dezembro de 2017. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou menos.

DADOS:

JOVENS E O SEXO
41,5% já transaram com pessoa do mesmo sexo
41,5% já fez ou faria sexo com duas pessoas ou mais
52,4% considera relação homossexual normal

3 comentários:

Israel Soares disse...

O título da publicação condiz com a carinha de metido a engraçado da foto de cabeçalho.

João André disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Os dias de hoje estão piores do que os de Sodoma e Gomorra.