14/12/2017

RN: HUB DA LATAM DEU "ZEBRA"

Latam suspende projeto que poderia instalar hub no Rio Grande do Norte
 
O tão esperado hub (centro de distribuição de voos) da Latam no Nordeste está suspenso e não deve sair do papel tão cedo. O presidente da subsidiária brasileira, Jerome Cadier, disse que o projeto, que prometia investimentos de US$ 1,5 bilhão e anunciado em 2014, já não tem viabilidade econômica para ser concretizado. Na época, estimava-se que o novo centro de distribuição da companhia aumentaria em 2 milhões de passageiros transportados a partir de 2018 e a expectativa era de chegar a 3.2 milhões em 2038.
“Virou um negócio altamente negativo depois da crise econômica. Esse projeto está na geladeira, o que podemos fazer é a abertura de voos pontuais em algumas cidades de acordo com a demanda. Mas, as estimativas que tínhamos em 2014 e 2015 não se concretizaram”, disse o executivo.
Segundo ele, o projeto da Latam era abrir vários voos para a Europa a partir de um aeroporto do Nordeste – cujos “competidores” eram Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco – e fazer do terminal um centro de conexão para rotas domésticas.
“Não se justifica economicamente mais do jeito que planejamos, com uma série de voos por dia. O aumento das rotas no Nordeste será feito pontualmente, quando fizer sentido. Aumentamos agora algumas frequências para Fortaleza e para Recife, mas isso não se configura um hub”, ressaltou.
Se os investimentos no Nordeste estão suspensos, Cadier anunciou que em fevereiro começa a operar um novo hangar de manutenção no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo ele, serão aportados R$ 130 milhões no projeto e deve diminuir o custos de manutenção da companhia.


O Globo

Nenhum comentário: