26/12/2017

RETALIAÇÃO: BRASIL EXPULSA DIPLOMATA VENEZUELANO

Brasil expulsa diplomata venezuelano em retaliação ao governo de Maduro

O governo brasileiro decidiu nesta terça-feira, 26, declarar ‘persona non grata’ o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado. A medida vem em reação à decisão do governo venezuelano, anunciada no último sábado, de fazer o mesmo ao embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira.
A retaliação contra o diplomata venezuelano estava prevista desde o último sábado. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores havia informado que adotaria “medidas de reciprocidade correspondentes”. No entanto, o Itamaraty aguardava um gesto formal da chancelaria venezuelana para reagir.
Isso porque o anúncio da medida contra o embaixador brasileiro foi feito pela presidente da assembleia constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez. O Brasil, porém, não reconhece a assembleia como legítima. Por isso, a nota emitida no sábado dizia que haveria reciprocidade caso a medida fosse confirmada.
O Canadá, cujo encarregado de negócios, Craib Kowalik, está na mesma situação de Pereira, agiu mais rápido e ainda ontem declarou ‘personae non gratae’ o embaixador e o encarregado de negócios da Venezuela.
A Venezuela está sem embaixador no Brasil desde o ano passado, em protesto contra o que entende ter sido um “golpe” que afastou a presidente Dilma Rousseff. Assim, a medida de reciprocidade foi aplicada ao diplomata mais graduado em serviço no Brasil.

Nenhum comentário: