01/10/2017

RN: LANÇAMENTO DO PROJETO "OUTUBRO ROSA"

Projeto Outubro Rosa NEMS/RN

Depois da prática exitosa do Setembro Amarelo em nosso Núcleo Estadual, temos a satisfação de convidar a todos os servidores para participarem das atividades do 🌷Outubro Rosa NEMS/RN, novo projeto do DIVNE/RN para o mês de outubro, com o intuito de orientar, conscientizar, sensibilizar e desenvolver, principalmente, nas servidoras do NEMS/RN atitudes de prevenção.
Iluminaremos a fachada da nossa sede com a cor rosa, repetindo a inicitiva que começou em 2008, e que influenciou diretamente para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar. 
Sabemos que, na realidade, é importante focar este sério assunto nos doze meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. 
No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. 
O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente, e é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
No Brasil, movimento é realizado pelo Ministério da Saúde desde 2010, através de eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema e produção de materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.
Segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25 % dos casos novos a cada ano. 
No Rio Grande do Norte, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima mais de 660 novos casos este ano, sendo um terço deles só em Natal. Desses, mais de 50% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. Só na Liga Norte-riograndense contra o Câncer, até o mês de julho deste ano, já foram detectados 343 novos casos de câncer de mama. Em 2016 foram diagnosticados 692 novos casos.

NEMS/RN
Ministério da Saúde do RN

Nenhum comentário: