30/10/2017

CEARÁ-MIRIM: CÂNCER DE MAMA, IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO!

Câncer de mama - Secretaria de Saúde ressalta importância do diagnóstico precoce

Com diversas ações realizadas em torno da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Ceará-Mirim/RN, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, dando mais ênfase a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este ano as 21 Unidades Básicas de Saúde, da sede e da zona rural do município, além do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF e CAPS AD e CAPSII, estão realizando uma série de palestras com o tema "Prevenção ao câncer de mama".
O movimento também está sendo intensificado através de várias ações, onde as mulheres recebem informações sobre o câncer de mama, tiram suas dúvidas no tocante a prevenção e cura desta doença, orientações de como fazer o autoexame e recomendação para fazer o exame clínico de rotina das mamas (mamografia). Para complementar a programação, que será desenvolvida até esta terça-feira (31), pacientes mastectomizadas relatam suas experiências como forma de incentivar a prevenção contra a doença, que vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

PREVENÇÃO
Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de mama, incluindo uma dieta com restrição a alimentos gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e nenhum cigarro. A detecção do câncer de mama nas etapas iniciais aumenta as chances de cura.

Assecom - PMCM

Nenhum comentário: