06/06/2017

OPERAÇÃO DA PF PRENDE HENRIQUE ALVES

Ex-ministro Henrique Eduardo Alves é preso em operação da PF


Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves são alvos da Operação Manus, que investiga irregularidades na construção de estádio (Foto: Adriano Machado/Reuters e Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil)
O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves foi preso na manhã desta terça-feira (6) em um desdobramento da Operação Lava Jato. O ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso em Curitiba, é alvo de um novo mandado de prisão preventiva. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados.
Batizada de Manus, a operação investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Segundo PF, o sobrepreço chega a R$ 77 milhões.
São cumpridos 33 mandados, sendo cinco mandados de prisão preventiva (sem prazo), seis de condução coercitiva, quando alguém é levado a depor, e 22 de busca e apreensão  no Rio Grande do Norte e no Paraná.
A operação se baseia na delação premiada da Odebrecht e em quebras de sigilo fiscal, bancário e telefônico dos investigados. As provas indicam que Cunha e Alves receberam propina troca de favorecimento a duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio.
Segundo a PF, foram identificados pagamentos de propina por meio de doações oficiais entre 2012 e 2014 . Além disso, um dos investigados usou valores supostamente doados para a campanha de 2014 em benefício pessoal.
Os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.
O nome da operação é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, que significa uma mão lava a outra. 

Globo.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta chegando na ninhada do RN, ainda queria ser governador do RN, comprou todo mundo mais de 100 prefeitos do RN, e ainda perdeu a campanha é brincadeira. Assim seja feita justiça para todos.

Anônimo disse...

Quando vai chegar a hora do peixoto será que já esta perto também, acho que este ano vai ter novidades da justiça perante aquela operação baco e outras quando começar a estourar vai lonje. Vai muita gente devolver muito dinheiro ao erário público , fique atento chauuuuu.