domingo, 28 de maio de 2017

BRASIL: EMPREITEIRAS "ENLAMEARAM" O MUNDO

Países pedem ajuda para investigar empreiteiras

IMG_4246A desembargadora Susana Casteneda, que coordena 14 juízes do Núcleo Especializado em Crimes de Corrupção no Peru, visitou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba (PR) e em Brasília (DF).
Além do Peru, outros 23 países já pediram ao Ministério Público Federal (MPF) do Brasil ajuda para investigar casos de corrupção envolvendo a atuação de empreiteiras brasileiras no exterior.
Susana Casteneda contou que ficou impressionada com o volume de trabalho e com a agilidade do processo eletrônico, que fica disponível na internet, incluindo os vídeos dos depoimentos prestados à Justiça Federal do Paraná, onde correm os processos da Lava Jato na primeira instância.
Para a desembargadora, é necessário que a população e os meios de comunicação se interem de imediato, sobretudo para a transparência dos processos. “Considero importantíssimo”, disse.
Susana Casteneda quer testar o modelo no Peru. Lá, as investigações começaram em dezembro de 2016, quando foi divulgado o acordo da Odebrecht com os EUA, em que a empresa assumiu que pagou US$ 29 milhões em propina no país. Outras empreiteiras brasileiras, envolvidas na Operação Lava Jato, também estão na mira da Justiça peruana.

Nenhum comentário: