13/04/2017

FECHANDO A BOCA DOS "AMIGOS"

Temendo delações, PT monitora Palocci e Vaccari e aguarda ‘acordão’ no Congresso

Após a divulgação da lista de Fachin, a cúpula do PT vai reforçar o monitoramento de aliados que estão presos – e são potenciais delatores – como Antonio Palocci e Vaccari Neto. O partido teme que, com o avanço das investigações da Lava Jato, o ex-ministro e o ex-tesoureiro fechem uma delação premiada.
Vaccari e Palocci estão presos. Como poucos petistas, conhecem o funcionamento interno do partido e também podem confirmar – e reforçar – os relatos dos delatores da Odebrecht sobre como funcionava o esquema financeiro do PT com empresas e também das campanhas dos ex-presidentes Lula e Dilma.
Petistas querem convencer o ex-tesoureiro do partido a não colaborar, argumentando que os partidos da base e da oposição trabalham no Congresso para aprovar um “acordão” para descriminalizar o caixa dois.
Na semana passada, antes da lista de Fachin, um dirigente partidário visitou Dirceu e Vaccari e relatou à cúpula do partido que sentiu a situação “sob controle”.
Rotineiramente, petistas fazem visitas aos ex-dirigentes do PT e, depois, dão informes à direção do partido sobre a situação deles. Petistas têm reforçado esse monitoramento.
O discurso dos dirigentes partidários é que Vaccari “foi um operador de caixa dois” e tentam convencer o ex-tesoureiro de que ele pode ser beneficiado se a tipificação do caixa dois – defendida pelo Congresso – for aprovada.
Diz um líder petista: “Não é que ele vai ser absolvido. Mas pode resolver uma parte, a pena pode diminuir bastante se houver um desfecho e passar esse acordo suprapartidário que está sendo construído”.
Parlamentares na mira da Lava Jato articulam medidas no Congresso para sobreviverem às investigações. Uma delas é explicitar a anistia ao caixa dois. Para os investigadores da Lava Jato, este é um falso debate por que o que os parlamentares querem anistiar são os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.
Para manter Palocci e Vaccari distante das delações, petistas argumentam que a decisão sobre prisão em segunda instância pode ser rediscutida pelo STF. O ex-ministro e o ex-tesoureiro têm sido aconselhados por amigos e familiares a aderirem à colaboração, embora neguem oficialmente.
O advogado de Palocci, José Roberto Batochio, também atua para Lula e o ex-ministro Guido Mantega. O advogado é contra a delação.
No caso de Palocci, na contramão da direção partidária, amigos do ex-ministro tentam convencê-lo a falar. Afirmam que dificilmente ele sairá da cadeia sem colaborar.
Um aliado de Palocci que acompanha o caso disse ao blog que ele tem dificuldade em falar de suas relações políticas. E preferiria, se fosse colaborar, relatar suas relações empresariais. Mas, dificilmente, avalia este aliado de Palocci, os investigadores aceitaram o acordo desta forma.

Blog Andreia Sadi – G1

Nenhum comentário: