09/03/2017

SÃO GONÇALO: PISTA DO AEROPORTO PODE AFUNDAR

Valor: “Pista do aeroporto novo de Natal já pode afundar”

A uma semana do leilão de mais quatro concessões, o governo recebeu uma notícia surpreendente: a pista do novo aeroporto de Natal está com problemas graves em sua base e deverá ser fechada em breve para uma reforma estrutural. Na prática, ela corre o risco de “afundar” se a falha não for corrigida, conforme relataram técnicos da Inframérica a autor a autoridades do setor.
O detalhe é que a pista foi inaugurada oficialmente pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff menos de três anos atrás. Era uma espécie de xodó do Batalhão de Engenharia do Exército (BEC), que tocou a construção como obra pública, com recursos transferidos do caixa da Infraero. A Inframérica arrematou a concessão do aeroporto até 2039 e ficou incumbida de erguer o terminal de passageiros.
Mais do que um fato isolado, o episódio foi interpretado por fontes da iniciativa privada como demonstração dos riscos envolvidos nas concessões de infraestrutura. A reforma da pista, se for aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), terá que ser bancada pela própria concessionária. Ela não tem garantia nenhuma de que será ressarcida pelo custo da obra ou por eventuais restrições operacionais.
Enquanto durar a reforma, que deve consumir alguns meses, pousos e decolagens serão feitos pela pista de taxiamento dos aeronaves. Trata-se, no entanto, de uma pista sem o mesmo balizamento e que não permite operações noturnas. Com isso, haveria menos voos de e para Natal.
Mais quatro aeroportos – Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis – serão leiloados na quinta-feira da semana que vem. O caso de Natal é visto, pelas poucas pessoas com conhecimento do assunto em Brasília, como uma evidência de que ainda há um excesso de “riscos não gerenciáveis” nas concessões.
A pista do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, que se situa no município de São Gonçalo do Amarante (RN) e tem três mil metros de extensão, está habilitada a receber até os aviões A380 da Airbus. Ela foi entregue em dezembro de 2013 e a cerimônia oficial de inauguração do aeroporto ocorreu em abril de 2014.
Em 2011, ao inspecionar os trabalhos executados pelos militares e assinar o contrato de concessão com a Inframérica, Dilma enalteceu o braço de construção do Exército e agradeceu o general que chefiava a unidade por “esta grande obra”. “Hoje nós sabemos que São Gonçalo é um dos melhores aeroportos do Brasil, em termos de tamanho da pista e qualidade da pista”, discursou.
 
Valor

2 comentários:

Anônimo disse...

O VIADUTO DO AEROPORTO QUE ROBINSON FEZ SOBRE A BR 406 TAMBÉM ESTÁ RACHANDO.
BURACOS NA PISTA DE CIMA JÁ SURGIRAM.

ISSO É GRAVISSIMO DIANTE DA IMININCIA DE DESASTRE

Anônimo disse...

O aeroporto Aluísio Alves está afundando igual à família do homenageado.